Porto Seguro (BA)

Descrição

Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Compartilha com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado, a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao moderno município de Porto Seguro foi fundado em 1534, está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares).

Quando aportou no Litoral Sul da Bahia, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral jamais imaginou que aquele pedaço de terra rodeado de rios, manguezais e o próprio mar seria um dos destinos mais visitados do Brasil.

“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.” Pero Vaz de Caminha.

 Destino já conhecido de turmas de formandos e de famílias de todo o Brasil, Porto Seguro esbanja animação e diversão para todas as idades. As praias vão desde a natureza extrema e quase deserta àquelas com muita gente e axé até tarde; já as festas, badaladas, sempre têm artistas famosos.  No Carnaval, os quartos de hotéis ficam concorridíssimos e é tarefa difícil encontrar uma vaga em cima da hora. Os hotéis costumam ter estrutura completa, desde piscina e quartos grandes a recreação durante todo o dia. Barracas de praia com megaestrutura, como Axé Moi e Barramares, não deixam ninguém parado – tudo acontece ali mesmo na areia, ao som de muito axé e outros estilos.

Três municípios fazem parte da região, que abriga pelo menos vinte praias, mas Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália são notadamente os mais disputados entre os visitantes. Batizada de Terra do Descobrimento, a cidade tem toda a sua atividade cotidiana voltada para o turismo. Porto Seguro é uma cidade democrática e por isso recebe multidões o ano todo. Só no verão, estima-se que 400 mil visitantes desembarquem ali para aproveitar suas famosas e imensas barracas à beira-mar. Infraestrutura e diversão não faltam, seja para famílias com crianças, grupos de jovens e, sim, até para quem busca sossego. Que não é o caso dos milhares de estudantes de ensino médio que todo ano, entre outubro e novembro, invadem a cidade para comemorar antecipadamente formatura e férias.   Porto Seguro ainda tem a vantagem de ser um município dividido em distritos igualmente charmosos, sendo os mais procurados: Arraial d`Ajuda, Trancoso e Caraíva. Cada um desses vilarejos tem características peculiares.

História, cultura, lazer e diversão são as palavras-chave para quem visita Porto Seguro em qualquer época do ano, com exceção do período que vai da segunda quinzena de março a meados do mês de abril, quando as chuvas ocorrem com intensidade na região. A cidade fica mais tranquila em setembro e novembro. 

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/soldon/9424844782/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/anapaulahrm/10466739194/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/lelik/3334648555/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/lelik/3335487066/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/nacangaia/5274193504/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/veugenio/5457708573/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/soldon/9422003631/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/micaelce/5280578607/in/photostream/lightbox/

 

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO